A Osteopatia Visceral é uma expansão dos princípios gerais da Osteopatia que inclui um conhecimento completo dos órgãos, vasos sanguíneos e nervos (vísceras).
O tratamento visceral elimina os desequilíbrios e tensões que se formam entre os órgãos e as diversas estruturas do corpo.
O pioneiro da osteopatia visceral é o osteopata francês Jean-Pierre Barral. Ele baseou-se nos princípios de Andrew Taylor Still e William Garner Sutherland para criar este método altamente específico de avaliação e tratamento visceral.
Para que é usada a Osteopatia Visceral?
Existem muitas situações em que a osteopatia visceral é eficaz, como:
– Refluxo Gastroesofágico (DRGE)
– Problemas digestivos
– Dor nas costas
– Cervicalgia
– Dor lombar
– Dor no ombro
– Whiplash
– Túnel do carpo
– Dor de cabeça e enxaqueca
– Problemas de sucção
– Constipação
– Maloclusão
Vísceras: os órgãos internos
Por vísceras referimo-nos aos órgãos internos e suas membranas. Os órgãos têm superfícies escorregadias e estão presos às paredes das cavidades do corpo e da coluna por meio de ligamentos.
Durante o movimento da coluna, os órgãos ligados a ela também se movem. Os órgãos internos devem permitir que o tronco se dobre e gire e que o diafragma se mexa durante a respiração. Seu movimento é determinado pela inserção dos ligamentos.
As aderências e cicatrizes cirúrgicas, infecções ou outras problematicas viscerais podem prejudicar ou restringir a movimentação dos órgãos.
Se os órgãos viscerais não conseguirem mexer-se adequadamente, essa poderá ser a causa da rigidez ou da dor que pode ocorrer noutras partes do corpo.
Quanto mais rígida e bloqueada for uma área do corpo, mais energia devemos usar para manter a saúde e a funcionalidade dessa área.
Tensões viscerais
As tensões viscerais podem ser vistas refletidas na postura. Quando um órgão não consegue mais mover-se normalmente, áreas de tensão são criadas onde o movimento articular diminui.
Se a área de mobilidade reduzida estiver na parte frontal do corpo, teremos uma postura flexionada para frente. Com uma tensão de um lado teremos uma atitude de torção do tronco.
Há um ditado na Osteopatia visceral que “o corpo envolve a lesão”. Isso significa que a pessoa parecerá envolver a área de rigidez.
Por que surgem tensões?
Existem muitas causas que levam a áreas de tensão e restrição de movimento, que podem ser: após cirurgia, com cicatrizes. Quanto maior e mais profunda a cicatriz, mais importante será a sua resistência.
Os órgãos podem sofrer traumas, como chicotadas. O cinto pode criar uma pressão significativa no esterno, estômago, coração e rins.
Pode haver tensão num órgão desde o nascimento.
Uma restrição ou tensão de um ou mais órgãos não significa que você precise ter uma patologia. Muitas vezes o ultrassom e os exames de sangue não mostram nada, mas do ponto de vista estrutural um músculo pode estar intacto, mas dolorido e contraído, mesmo um órgão pode estar são, mas não muito funcional!

